Altes Rathaus, Darmstadt, Alemanha, 2005

Para quem seja português e fale inglês, a palavra alemã Rathaus parece ter a sua piada porque parece composta pelas palavras Rat que em inglês significa ratazana e Haus que se assemelha a house, isto é, casa. Seria assim uma espécie de casa de ratazanas.

Dado o estado de participação democrática a que chegaram as ditas “democracias” ocidentais com a maior parte dos inscritos a absterem-se sequer de votar e talvez ainda mais de participar civicamente a um nível esperado para o séc XXI entre votações, quer por não integrarem associações ou por não controlarem os mandatos que confiaram aos eleitos, Rathaus tem ainda mais piada porque Rat em alemão significa conselho (quer aconselhar, quer agrupamento de pessoas que governa) e portanto Rathaus quer simplesmente e literalmente dizer “casa do conselho”, ou seja, numa cidade significa câmara municipal.

Altes vem em oposição a Neues e fica-se a perceber facilmente que significa antigo. Altes Rathaus, sendo a antiga câmara municipal, tem na maior parte dos casos na sua cave ou directamente no rés-do-chão uma cervejaria ao sólido estilo Alemão, onde se podem apreciar umas boas cervejas de fabrico local, bem como jantar pratos tipicamente alemães. São normalmente bastante bonitas. Das várias que tive a possibilidade de apreciar saliento por exemplo a de Leipzig, a de Rothenburg ob der Tauber, Hamburgo e a de Munique. Saliento ainda mais a de Munique porque a nova e a velha estão muito próximas e, tendo sido a nova construída em estilo neo-gótico, numa primeira análise parece que a nova é a antiga e vice-versa. A antiga é lindíssima e parece saída de uma ilustração de um conto de fadas. A nova de Munique tem uma enorme cervejaria na cave.

A de Darmstadt tem logo no rés-do-chão uma cervejaria. Estas cervejarias normalmente têm o nome de Ratskeller (Keller significa adega, cave). Ora, era costume ir lá tomar uns copos com uns colegas à sextas-feiras depois do trabalho e de, muitas vezes, ter jantado uma magnífica espetada de carne grelhada regada com uma boa cerveja alemã, num restaurante Turco das proximidades . Quando a gula era impossível de conter, a refeição terminava com um óptimo chá e uma porção extraordinariamente doce baklava. Depois de lá ter estado imensas vezes com outros colegas de trabalho de vários pontos do mundo (todos a comunicar em Inglês), calhou ter recebido uma amiga portuguesa em minha casa. Num dos dias fomos, claro está, tomar um copo à Rathaus  e sentámo-nos no balcão central. A meio da conversa, não é que descobrimos que  a pessoa que estava de faxina ao balcão era afinal um português! Depois de lá ter ido imensas vezes e de ter julgado que alguns empregados seriam Turcos, afinal uns 4 ou 5 eram portugueses, alguns do Algarve. Como o mundo é pequeno e não se devem tirar julgamentos apenas pela aparência …

Rathaus fica na praça com nome de Marketplatz onde continua a fazer-se o mercado municipal semanal de frutas e legumes onde os agricultores locais podem ir vender directamente a sua produção. Fora da fotografia e do lado direito, há uma fonte redonda com um obelisco no meio e quatro bicas. Na foto, a fonte não aparece, mas temos em sua substituição uma Weihnachtspyramide (pirâmide de Natal) uma vez que a foto foi tirada já durante a montagem do mercado de Natal que também se realiza nesta praça.

Quem visita Darmstadt facilmente não se apercebe que o centro desta cidade foi quase totalmente destruído em 44 pelos raides da aviação Inglesa com bombas incendiárias, em preparação para a devastação que infligiriam a Dresden, já após a guerra ter acabado. Provavelmente também não sabe que a praça central hoje denominada de Luisenplatz já se chamou de Adolf-Hitler-Platz. Facilmente não sabe que esta foi a primeira cidade a forçar o fecho das lojas de judeus em 1933. Este fecho ocorreu apenas por um dia sobre o pretexto de pôr em causa a “ordem e tranquilidade públicas”. Quantas vezes já isto se viu? Impõem-se algo e depois justifica-se a imposição culpabilizando outros. Nem tudo porém é negativo e terei que reservar uma oportunidade futura para falar de dois químicos que nasceram nesta cidade e que foram fundadores da química orgânica (Liebig) e da química estrutural (Kekulé), bem como de outras coisas da Ciência.

A foto foi tirada junto a uma das portas de acesso ao Residenzschloss (usualmente conhecido apenas por Schloss, isto é, castelo) cujo início da sua construção data do séc XIII e que ainda hoje alberga alguns departamentos da Universidade Técnica de Darmstadt.

 

Leave a Reply