Bachstüb’l, Leipzig, Alemanha, 2006

Com a disseminação das máquinas fotográficas em telefones, sempre preparadas e rápidas para o click! na ponta dos dedos e virada para o próprio, tornou-se vulgar a captação visual dos bons momentos junto a outras pessoas, à família ou amigos. Como bem se sabe, a esta nova moda do auto-retrato foi dado o nome de selfie. A única rival contemporânea à selfie são as fotos de comida. Aos fotógrafos de Bell, a bebida parece nunca ter despertado o mesmo grau de atenção. A disseminação e a vulgarização visual destes estilos foi facilitada pela facilidade com que hoje se tornam públicos e publicados estes mesmos clicks! No entanto, a fotografia de comida é muito mais antiga, nomeadamente nascida nas necessidades da fotografia comercial e publicitária. A fotografia de comida enquanto forma de expressão artística não nasceu na época das selfies e na verdade é filha da fotografia de natureza-morta.

Para além da parte mais comercial deste tipo de fotografia gastronómica, a fotografia de comida também existe e existiu como forma de expressão artística sem pretensões comercias. Por exemplo, quando foi diagnosticada uma doença terminal que permitia apenas poucos meses de vida à esposa de Nobuyoshi Araki, este famoso fotógrafo Japonês talvez mais conhecido pela sua arte kinky e fotografias eróticas, resolveu documentar todas as refeições que iria partilhar com a sua esposa. Deste projecto nasceu o livro The Banquet (Shokuji). 

Tendo aderido ao facebook apenas em 2009, esta foto precede a possibilidade de disseminação de fotos minhas através desta via. Foi tirada em Leipzig, durante uma pausa gourmande na esplanada do café Bachstüb’l que fica em frente à entrada da Igreja de São Tomás e junto à estátua de J. S. Bach. Foi aqui que Bach trabalhou enquanto kantor é onde está guardada a sua reminiscência mortal numa campa, junto ao altar.

Como se pode ver pela foto, no topo do bolo e no guardanapo do Bachstüb’l está impresso um monograma. Este monograma não é do café, mas sim de J. S. Bach. Vendo enviesado de cima para baixo e da esquerda para a direita (direçcões normais para escrita), vêem-se as três iniciais do seu nome J, S e B.

Leave a Reply