Futuroscope, Vienne, França, 2006

A França tem vários parques temáticos sendo o mais conhecido a Disneyland Paris que é uma espécie de Las Vegas para crianças e está dividido em duas secções, a Disneyland park e o Walt Disney Studios park. Outro é o Parc Astérix, mais em consonância entre a localização, o tema e os autores. De entre vários outros, há ainda o Futuroscope.

Com este nome sintético e descritivo, o Futuroscope é um parque de diversões com intenções futuristas, com uma base importante de divulgação científica e de publicidade à tecnologia desenvolvida em França nomeadamente em relação à tecnologia multimédia de ponta (designadas de 3 e 4D). Num dos simuladores passa um filme chamado de La Vienne Dynamique em que para além de nos sentarmos em cadeiras que baloiçando respondem ao filme, levamos ainda com borrifos de água quando apropriado para emular e tudo estar em coordenação com desenrolar da história. Apesar de neste ano de 2017 já completar 30 anos, os pavilhões, as histórias e as sensações vão sendo periodicamente renovadas e actualizadas.

O Futuroscope situa-se nos arrabaldes de Poitiers no departamento da Vienne e  de muito fácil acesso a partir da autoestrada A10 (L’Aquitaine) que liga Bordéus a Paris.

A  concepção dos pavilhões foi dirigida pelo arquitecto francês Denis Laming, sendo um deles uma versão gigante de um cristal de quartzo. É esse que se vê na foto. Em 2002 o fotógrafo estadounidense David LaChapelle esteve a fotografar nesta mesma zona.

 

 

 

Leave a Reply