Uma janela em Darmstadt, Alemanha, 2005

Darmstadt é uma cidade universitária alemã situada a cerca de 30 km a sul de Frankfurt e com cerca de 150 mil habitantes. O European Space Operations Centre encontra-se aí situado, bem como a sede da empresa química e farmacêutica Merck. No GSI Helmholtz Centre for Heavy Ion Research foram descobertos/sintetizados vários novos elementos, sendo Darmstadt das poucas localidades no mundo cujo nome foi utilizado para nomear um elemento químico (darmstádio, elemento cujo número atómico é 110). É portanto natural que Darmstadt detenha o estatuto de Wissenschaftsstadt (cidade da ciência).

A fotografia de uma janela em Darmstadt é a foto que decidi utilizar para o meu primeiro post. Foi uma das minhas primeiras da era digital. Para além da janela ser bonita e fora do comum, chamou-me a atenção a data no topo. 1905! Foi uma janela que testemunhou as grandes  mudanças do séc XX nomeadamente a tomada do poder pelo nazismo e duas guerras mundiais.

Assistiu à destruição da cidade e tem a idade de 110 anos. Foi criada no mesmo ano em que foi publicada a teoria da Relatividade Restrita e a foto que a congelou no tempo tem 10 anos. Talvez devesse esperar pelo próximo ano em que ela fará a interessante idade de 111 anos. Fica a preto e branco pois aqui a cor é irrelevante.

Nota final

Como consta da informação acerca do blog, este nasceu por sugestão encontrada no livro “The passionate photographer” de Steve Simon, (New Riders, 2012). Este livro tem como subtítulo “Ten Steps Toward Becoming Great” e chocou de imediato com a minha rejeição visceral a livros receituário do tipo: siga este protocolo e será brilhante (um excelente contra-exemplo é o “Leia isto se quer tirar fotos incríveis” de Henry Carroll). Foi preciso uma análise detalhada às críticas e opiniões de outros leitores para, em boa hora, tomar a decisão de o comprar. Dos vários excelentes livros acerca de técnica fotográfica que possuo ou tive a oportunidade de ler, nomeadamente os do Michael Freeman, este encontra-se brilhantemente no topo. Crème de la crème! E com tudo isto lembrei-me que com o tempo que passou bem que beneficiaria de uma boa segunda leitura…

Leave a Reply