A paleta de cores do Alpsee, Hohenschwangau, Alemanha, 2015

Hohenschwangau é uma pequeníssima povoação na Baviera conhecida pelo seus dois castelos, o Schloss Hohenschwangau e o Schloss Neuschwanstein e tem provavelmente mais pessoas nos vários hotéis do que residentes na localidade. O castelo Neuschwanstein dispensa de apresentações pois, tendo ou na consciência disso, todas as pessoas o conhecem. É uma espécie de destilação do que um castelo tem de mais belo e gracioso, lembrando lendas e terras encantadas que todos conhecem pelo menos devido à versão roubada pela Disney.

Junto ao Schloss Hohenschwangau há dois lagos, o Alpsee e o Schwansee ou lago dos cisnes, onde ainda existem cisnes selvagens. Junto há muitos caminhos que se entrecruzam e por onde se podem tomar longos passeios por entre a verdura, a translucência da água, a pureza do ar alpino e o barulho da natureza. Perfeito para umas férias! Dominando a paisagem de cima do seu monte e sobranceiro a Hohenschwangau fica o imponente Schloss Neuschwanstein.

A foto foi tirada no passeio que passa ao lado do Alpsee muito perto do pequenino Museum der bayerischen Könige, enquanto tentava esperar por uma vaga na esplanada da lindíssima cervejaria que lhe fica ao lado. Hohenschwangau fica mesmo junto à fronteira sendo que as montanhas que se vêm ao fundo pertencem já à Áustria. É um daqueles locais em que o ciclo da natureza impõe transformações tão profundas que merece uma visita nos dois extremos do ciclo anual, no inverno com neve, e na primavera com o despertar da vida.

A Rota Romântica (Romantische Straße), com os seus 350 km, liga Würzburg a Füssen cortando a meio o terço inferior da Alemanha e ligando deste modo o rio Meno (Main, em Alemão) aos Alpes Bávaros. Füssen é a cidade mais perto de Hohenschwangau onde uma parte das pessoas prefere pernoitar antes de ir visitar os castelos. Em toda esta zona podem ver-se edifícios típicos da região com varandas, frescos e emadeiramento à vista. Uma maravilha!

 

Leave a Reply