Lago Titicaca, lha Taquile, Peru, 2009

O lago Titicaca é o lago navegável localizado no altiplano andino a maior altitude no mundo (cerca de 3800 m), sendo dividido entre o Peru e a Bolívia. A invariável piada de circunstância para o turista, contada de ambos os lados, diz que o lado que conta a piada ficou com o Titi e os outros ficaram com a Caca. De entre as cerca de quatro dezenas de ilhas e ilhotas (naturais e as artificiais, flutuantes, construidas utilizando uma planta aquática chamada de Totora), as mais relevantes são a ilha Taquile (Intika em Quechua) e Amantaní do lado do Peru e acessíveis de Puno e ilha do Sol (maior ilha do lago) e da Lua (Koati) do lado da Bolívia, acessíveis de Copacabana. A maior superfície do lago é pertença do Peru e no lado da Bolívia o Titicaca divide-se numa parte maior e noutra menor a sudeste, encontrando-se as duas partes ligadas pelo estreito de Tiquina. Quem vem de La Paz para Copacabana atravessa este estreito de barco. Os autocarros e camionetas de mercadorias são transportados em barcaças de pequenas dimensões, pouco maiores que um vulgar autocarro de passageiros e as pessoas são transportados em pequenos barcos de passageiros.

Dos vários sítios por onde passei no Peru e ao contrário da Bolívia, a ilha Taquile foi dos poucos locais onde vi os habitantes (adultos e crianças) ainda vestidos com trajes tradicionais utilizados no dia-a-dia e não apenas para negócio através da habitual fotografia turística. A arte têxtil desta ilha passou a fazer parte Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2005 tendo a particularidade de ser elaborada pelos homens.

A ilha é bastante árida. Circulando pelas várias quelhas que serpenteiam pela ilha podem-se atravessar típicos arcos de pedra, alguns deles coroados com estatuetas tosca, e vêem-se imensos terraços onde as pessoas fazem a sua agricultura de subsistência.

A subida desde o ancoradouro até à aldeia mais próxima faz-se por uma quelha estreita, sinuosa e com um chão regular de grandes lajes. Na mesma altura que um monte de turistas esforçadamente subindo sofria pela falta de oxigénio, apareceu vindo de trás de todos e ultrapassando o grupo a grande velocidade um senhor que aparentando idade avançada subia muito tranquilamente e com grande frescura levando uma bilha de gás às costas. Os turistas vestidos com tecidos de alta tecnologia e calçado de alta performance serem ultrapassados por uma pequena e rústica figura utilizando umas velhas sandálias, para além de ter sido ainda mais demolidor deu um toque deliciosamente caricato à situação. Alguns ficaram parados feitos estátuas a observar incrédulos tal portento, primeiro boquiabertos e depois com um sorriso nos lábios.

A imagem do lago Titicaca obtida desde a ilha Taquile, mostra quatro barcos saindo da ilha em direcção a Puno. Aqui, pela altitude elevada (o topo da ilha fica a uns 4 mil metros sobre o nível médio do mar), a sensação é de que parece que estamos muito perto das nuvens e a cor do céu e a cor do lago, de um azul profundo, confundem-se.

Leave a Reply