Nußknacker, Frankfurt, Alemanha, 2006

Os mercados de Natal são originários da Alemanha e zonas limítrofes e duram as quatro semanas do advento que segundo o ritual cristão são semanas de êxtase e júbilo pela chegada do “prometido”. Apesar de se estarem a expandir timidamente por todas as cidades portuguesas, os de Dresden, Frankfurt e Munique são dos mais antigos e foram instituídos na idade média.

Os mercados de Natal são mercados de rua montados normalmente na praça central do centro histórico da cidade e ruas adjacentes. Todos têm uma weihnachtspyramide (pirâmide de Natal) gigante de madeira. Esta pirâmide tem no seu topo uma hélice ligada a um eixo que passa pelo meio da pirâmide e que roda movida pelo ar ascendente proporcionado por velas colocadas na sua base. A hélice ao rodar anima carrosséis aos vários níveis da pirâmide.

Os mercados de Natal são ruas de casinhas de madeira e rulotes onde se vendem lembranças e doces dos mais variados, desde as simples gomas e bolos de gengibre a corações gigantes com palavras carinhosas para quem se ama. Vendem-se também salsichas, pois claro, e vinho quente doce com especiarias, o glühwein. É uma mostra imensa de artesanato com os autores normalmente a venderem as suas mais variadas criações. Velas, mel e bebidas dele derivadas são bastante populares. O artesanato mais tradicional de madeira compreende as próprias árvores de Natal, os nußknacker (quebra-nozes) e decorações para a árvore de Natal de madeira pintadas à mão, tais como anjinhos, estrelas e sinos. Pirâmides de Natal para venda em vários tamanhos bem como casas de cerâmica decorativas imitando habitações tradicionais da zona e onde se pode colocar uma vela no seu interior são muito comuns e invariavelmente muito bonitas.

Tive o privilégio de poder verificar como os mercados de Frankfurt, Nuremberga, Hamburgo e Bremen são absolutamente fantásticos. Adoraria no entanto de estar nessa época em Rothenburg ob der Tauber onde existe o museu do Natal (Weihnachtsmuseum) “Käthe Wohlfahrt”. Ficará para um outro post uma visita a esta pequena cidade alemã com as suas ruas e casas medievais ainda preservadas e que faz parte da Romantische Straße (rota romântica).

No entanto o melhor dos mercados de Natal é mesmo visitar com calma o artesanato, aproveitar a meio para comer uma bucha (salsicha, bretzel, …), falar da vida em boa companhia de amigos e se reconfortar a alma com um glühwein sem antes nos esquecermos de comprar a respectiva caneca como lembrança que indica o nome do mercado e ano. Saborear um glühwein em boa companhia, bem agasalhado e sentir o frio da época na cara, é das coisas mais simples e reconfortantes da vida.

A foto é de um expositor de entre os muitos que existem em qualquer mercado mostrando quebra-nozes de vários tamanhos e diferentes cores bem como outro tipo de peças de madeira decorativa tradicional ilustrando diferentes profissões ou pais Natal, normalmente a fumar cachimbo.

Leave a Reply