Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa , Bolivia, 2011

A Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa situa-se na zona sudoeste da Bolívia num bico que termina a sul na Argentina e a oeste no Chile e pertence ao departamento de Potosí. Foi criada em 1973 com o intuito de proteger a flora e fauna tipicamente andinas como os flamingos, as vicunhas, as suris e a azorella (llareta em espanhol). A suri é uma variedade mais rara de alpaca de pêlo comprido que parece vestida de rastas, enquanto que a outra variedade (huacayo) tem um ar mais redondinho e fofinho. A azorella (Azorella compacta) é um arbusto maciço e que tem o singular aspecto de um monte de pedras arredondadas e lisas cobertas por um musgo compacto. Há espécimes com milhares de anos.

A família Camelidae divide-se em três géneros: Lama, Vicugna e Camelus (com três espécies não andinas: Camelus dromedarius, Camelus bactrianus e Camelus ferus). O género Lama contém duas espécies: Lama glama (com variedades lama q’ara e lama ch’aku) e Lama guanicoe que corresponde ao guanaco. O género Vicugna também se divide em duas espécies, a Vicugna Pacos (com as variedades, alpaca huacayo e alpaca suri) e a espécie Vicugna vicugna que corresponde à vicunha. Os têxteis obtidos da lã de alpaca, nomeadamente as da variedade suri são extremamente apreciados e caros pois são de maior suavidade, leveza e conseguem melhor isolamento térmico que a lã caxemira.

A reserva tem cerca de 700 mil hectares e situa-se a uma altitude entre os 4 e os 6 mil metros. É um local que na parte da Bolívia é zona circundante ao deserto de Atacama, deserto dos mais áridos e altos do mundo. A reserva é de extraordinária beleza cénica com vulcões, geisers, fumarolas e lagoas de várias cores de entre o turquesa e o esmeralda e diferentes tons de vermelho.

Na reserva podem encontrar-se as três espécies andinas de flamingos, em especial a maior população de flamingos de James (Phoenicoparrus jamesi). A viagem que tem que ser feita em jipe e com guia experiente pois a imensidão da reserva, a falta e desconhecimento de trilhos claramente marcados ou qualquer tipo de informação são motivos suficientes para impedir o mais destemido dos viajantes aventurar-se sozinho, permite ainda ver tímidas vicunhas pastando a pouca vegetação seca.

As espécies andinas de flamingos que se alimentam nas lagoas avermelhadas são lindíssimos e muito mais coloridos do que os seus parentes africanos. Certas zonas arenosas contendo pequenas pedras pretas dispersas têm a beleza de um outro mundo, sendo visualmente muito próximas das imagens obtidas em Marte. Tem também zonas ainda mais estranhas em que a erosão transformou a paisagem de uma forma tão radical que nos faz lembrar quadros do pintor surrealista Salvador Dalí. Certos montes, que são afinal vulcões extintos (por exemplo o vulcão Tunupa) têm cumes em camadas formando listas que vão do vermelho do óxido de ferro ao amarelo de compostos de enxofre, passando ainda pelo castanho, cinzento e laranja.

Na fotografia vêem-se flamingos dentro do bordo de uma das lagoas da reserva.

Leave a Reply