O museu Städel que porta o nome do banqueiro Johann Friedrich Städel que o fundou após legado testamentário de 1815, é um dos mais importantes da Alemanha e fica em Frankfurt. O banqueiro deixou para a sede de um museu a ser criado, a sua casa e toda a sua coleção de arte. Deixou ainda a totalidade da sua fortuna para a manutenção dos propósitos do museu como galeria de arte e formação de novos artistas. No ano passado, tive a oportunidade de, na comemoração dos seus 200 anos, apreciar uma excepcional (more…)
Month: January 2016
Las casitas del barrio alto, La Paz, Bolívia, 2011
A Bolívia é um país extraordinário! País sui generis, com capital política, legislativa, administrativa e com sede de governo em La Paz (capital de facto) e com capital constitucional em Sucre (capital de jure, onde reside o tribunal constitucional). Ainda autêntico, quer do ponto de vista da sua paisagem quer da preservação da sua identidade cultural e acima de tudo autêntico pelo claro orgulho que as pessoas têm do seu passado e orgulho nas suas tradições. Aqui, a mudança política de loiritos, com mais parecenças físicas e mentais com os (more…)
Ni Dieu ni maître, mais Monet et Maîtresse, Giverny, França, 2015
Na história da arte há vários momentos de corte com o passado. Um dos momentos chave na libertação da criatividade artística aconteceu quando os próprios artistas conseguiram livrar-se da dependência de patrocínios por parte do clero e da nobreza. Nas artes visuais esta alteração repercutiu-se num corte com a inevitável representação dos seus inúmeros (more…)
Paris, França, 2015
Há muitos filmes que são facilmente identificáveis pela sua banda sonora. Alguns notáveis exemplos são West Side Story, 007, Casablanca, Super-Homem, Os Sete Magníficos, Missão Impossível, Star Wars, Indiana Jones, Johnny Guitar, Zorba o Grego, Um Americano em Paris, Doutor Jivago, Vertigo, Psycho, E Tudo o Vento Levou, O Fabuloso (more…)